sábado, 4 de novembro de 2017

HAGIOLOGIA

Hagiológio é o nome que se dá à descrição, estudo e tratado sobre a vida dos santos, nocristianismo, ciência também conhecida como hagiologia. O autor de hagiológios é conhecido como hagiólogo.

Numa hagiografia, ao contrário da biografia, o hagiológio não tem a preocupação com o registro histórico de fatos, e sim da vidareligiosa do biografado. Isso significa uma preocupação maior com os fenômenos da , e uma valoração das tradições e lendas tanto quanto dos fatos históricos propriamente ditos.

Santidade é a pureza perfeita de Deus, que não tem mancha alguma de pecado.Na Bíblia, santidade também pode significar a dedicação a Deus, se afastando da impureza do pecado. Todo crente é chamado para ser santo.

A Bíblia diz que Deus é santo. Esse é Seu caráter. Deus é perfeito, Ele não tem falha nem erro algum. O pecado nem sequer pode entrar em Sua presença! Somente o que é santo pode se aproximar de Deus (Hebreus 12:14).

A santidade de Deus é descrita na Bíblia como um fogo – brilhante, poderoso, purificador (Isaías 33:13-14). Assim como um fogo muito quente consome as impurezas e deixa apenas ouro refinado, a santidade de Deus destrói todo pecado e deixa apenas pureza.

Ninguém tem a santidade de Deus mas existe outro tipo de santidade, que édedicação total a Deus. Essa é a santidade que todo crente deve procurar (1 Pedro 1:15-16). Enquanto esteve na terra, Jesus nos mostrou um pouco da santidade de Deus e da santidade de ser completamente dedicado a Deus.

Como posso alcançar a santidade?

A Bíblia diz que todo salvo já é santo!Quando você se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como seu salvador, você dedica sua vida a Deus. Agora Jesus, o Santo, mora dentro de você e lhe purificou de todos os seus pecados (1 Coríntios 6:11). Você pode se aproximar de Deus sem ter medo de ser destruído pelo pecado.

Agora que você é santo, sua vida é dedicada a agradar a Deus. Isso significa que mudanças vão acontecer ao longo de sua vida (2 Coríntios 7:10). Esse processo se chama santificação.

Veja aqui: o que é santificação?

Mesmo tendo Jesus dentro de seu coração, você não é perfeito e vive em um mundo que não é perfeito. Em sua nova vida com Jesus, ele vai trabalhar em várias áreas de sua vida para lhe libertar do pecado.Assim, para buscar a santidade, você deve:

Ler a Bíblia – a Bíblia mostra qual é a vontade de Deus para sua vida; sua verdade lhe libertará – João 17:17Prestar atenção – orando, tendo contato com outras pessoas e analisando sua vida, Deus lhe mostrará as coisas que você precisa mudarDeixar Deus trabalhar – é importante pedir que Deus mude seu coração, trazendo vontade e capacidade para mudarObedecer – mesmo quando você não quer, quando Deus mostra claramente ao seu coração o que precisa fazer, você deve obedecer – Romanos 6:19

Veja também: como devemos nos santificar?

O mais importante para a santidade é o coração. Se seu coração não se inclinar para as coisas de Deus e você não estiver interessado em O amar e agradar, nada lhe poderá santificar (Colossenses 3:1-2). Regras e costumes não santificam. A atitude interior transforma as ações exteriores, não ao contrário.

Você nunca será perfeito nessa vida mas a busca por santidade é um grande testemunho. Crescer em santidade é muito melhor que não fazer nada sobre o pecado. E, na vida eterna, Jesus promete purificação total. Você será santo, para sempre junto de Jesus!

A santificação é a dedicação a Deus, se separando do pecado. Quando uma pessoa aceita Jesus como seu senhor e salvador, acontece a santificação. Através da santificação, a atitude e o caráter do crente são transformados por Deus.

Quando acontece a santificação?

A Bíblia fala da santificação como uma coisa que já aconteceu, está acontecendo e ainda vai acontecer.

Fomos santificados – no momento em que você aceita Jesus em sua vida, você é santificado. A sua vida é dedicada a Deus, não mais ao pecado. Você agora é santo. -1 Coríntios 1:21 Coríntios 6:11Estamos sendo santificados – a santificação é também uma coisa progressiva na vida do crente, transformando o seu caráter para ser mais e mais como Jesus. Com o tempo Deus vai lidando com os diferentes problemas e pecados na nossa vida. À medida que o relacionamento com Deus se vai aprofundando, Ele vai mostrando áreas da vida que precisam ser transformados e ajuda a mudar. É um crescimento. - 2 Coríntios  3:182 Coríntios 7:1Vamos ser santificados – quando Jesus vier nos buscar, seremos completamente santificados, livres de todo o pecado e impureza. Aí teremos sido aperfeiçoados viveremos eternamente com Cristo. - 1 Tessalonicenses 5:23-24

Veja também: o que é ser santo?

Como posso ser santificado?

Se você aceitou Jesus como seu salvador, você já foi salvo e santificado. Para crescer em santificação, você precisa deixar Deus trabalhar em sua vida, mesmo nas áreas mais secretas e doloridas. É Deus quem santifica você, pela ação do Espírito Santo (2 Tessalonicenses 2:13). O Espírito nos ajuda a resistir à tentação e a vencer o pecado. Sem a ajuda do Espírito Santo, sua vida não vai mudar.

Se você quer ser cada vez mais santificado, você precisa estudar a Bíblia. Não é só ler, é procurar entender e aplicar à sua vida. A Bíblia é a palavra de Deus e nos santifica (João 17:17). Você precisa aprender da Bíblia. Você também precisa obedecer. Se você obedece a Deus, você coopera com Ele para a santificação; se você desobedece, você resiste contra a santificação.

Quer saber mais? Leia aqui: como devemos nos santificar?

Mas o mais mais importante para a santificação é a fé. Se você acredita que Jesus pode mudar sua vida e você vai entregando todas as áreas da sua vida a Ele, então Ele pode transformar sua vida. O processo de santificação permite a você viver toda a abundância de vida que Deus prometeu. Você só precisa deixar Ele agir e seguir Sua direção. 

A Bíblia diz que devemos ser santos porque Deus é santo. Isso significa que a santidade de Deus é a razão por que devemos (e podemos) ser santos. Santidade é dedicação total a Deus.

Em Levítico 11:44-45 e Levítico 19:2, Deus ordenou os israelitas a serem santos. Eles deveriam ser diferentes de outros povos, procurando servir a Deus em suas vidas. 1 Pedro 1:15-16 mostra que esse mandamento agora se aplica a todos que crêem em Jesus.

Sejam santos...

A santidade é principalmente um estado do coração. Quem é santo ama a Deus e é dedicado a Ele.

Quando nos arrependemos e cremos em Jesus, ele nos torna santos. Nossos pecados são todos apagados e somos purificados (1 Coríntios 6:11). Agora vivemos para agradar a Deus, não para o pecado. Podemos entrar na presença de Deus sem medo, porque já fomos perdoados (Hebreus 10:22).

Essa santidade deve se refletir em nossas vidas. Não podemos mais ficar conformados com o pecado! Com a ajuda de Jesus, podemos lutar contra o pecado em nossas vidas e aprender a viver de maneira diferente (2 Coríntios 7:1). Ainda vamos cometer erros mas, em Jesus, temos poder para mudar.

Veja também: o que é santidade?

...porque eu sou santo

Mas por que a santidade é tão importante?Porque Deus é santo! Deus é inteiramente puro e perfeito (Isaías 5:16). Ele detesta o pecado mas ama o bem.

Quem ama a Deus não quer fazer o que Deus detesta. Deus nos ama tanto que deu Seu único filho para nos salvar do pecado! Quando entendemos isso, devemos sentir amor e gratidão a Deus.

É impossível retribuir o que Deus fez por nós, mas podemos mostrar nossa gratidão procurando agradar a Deus. E podemos agradar a Deus através da fé e da busca por santidade. Não buscamos mais ser santos por medo de terrível retribuição, mas sim porque amamos a Deus e amamos o bem (Romanos 12:1-2).

Leia aqui: o que é santificação?

Não estamos sozinhos na busca por santidade. O Deus santo e todo-poderoso está conosco, nos ajudando e ensinando com amor e carinho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário